Na gestação, a música pode ajudar a reduzir o estresse, promover o relaxamento e aumento do vínculo emocional entre a mãe e o bebê. Além disso, pode auxiliar no controle da ansiedade e na melhoria da qualidade do sono.
Durante o parto, a musicoterapia pode desempenhar um papel importante na redução da dor das contrações e diminuição da ansiedade.
Uma música relaxante pode atuar como uma boa distração, ajudando a diminuir a percepção da dor e também do tempo.
A música precisa ser de acordo com a escolha e gosto pessoal da gestante. Dessa forma ela irá contribuir para a criação de um ambiente mais calmo e positivo, facilitando o processo do parto.
Quanto à playlist para o momento do parto, é importante que a escolha das músicas reflita as preferências pessoais da gestante e crie um ambiente que a deixe confortável e tranquila.
Músicas instrumentais suaves, como piano, violino ou harpa, podem ser muito eficazes para induzir um estado de tranquilidade. Além disso, canções que a gestante tenha um vínculo emocional também podem ser adicionadas, pois podem trazer sentimentos positivos e familiaridade.
A playlist perfeita pra parir.
No app do Spotify tem uma playlist com músicas escolhidas pelas mulheres que vi parir. Fui adicionando a medida que foram sendo pedidas nos atendimentos de parto que fiz.
Ela é mesmo perfeita para o parto - chama "Babi Parteira Playlist".
Tire suas principais dúvidas sobre o parto domiciliar planejado e viva essa experiência com segurança e autonomia.