O que ler durante a gestação?
Os livros são excelentes companheiros durante os meses que antecedem o parto, não é? Por isso, trago sugestões de livros sobre o tema gestação, parto e maternidade:
O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO
A obra escrita por Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway é um clássico destinado às grávidas. Lançado pela primeira vez em 1984, rapidamente alcançou grande sucesso entre as mães, chegando inclusive a inspirar uma adaptação cinematográfica. O que torna este livro popular é a sua divisão mês a mês das etapas da gravidez. Sendo assim, sugere-se que os capítulos sejam lidos conforme a evolução da gestação. Além disso, o livro aborda tópicos importantes para a futura mamãe, incluindo a alimentação, as fases do trabalho de parto e os primeiros cuidados com o bebê.
QUANDO O CORPO CONSENTE
De autoria de Thérèse Bertherat, Marie Bertherat e Paule Brung – uma jornalista, sua filha que está grávida e uma parteira experiente –, este livro se mostra envolvente para aqueles que planejam um parto natural. As autoras exploram as transformações no corpo da gestante, trazendo um despertar da consciência para essas sensações. Elas também propõem movimentos que preparam o corpo para o momento do parto.
NASCER
Lela Beltrão é fotógrafa jornalística e doula. Nessa obra, ela cria narrativas visuais de partos humanizados em de São Paulo. Por meio de imagens que capturam a simplicidade, a intimidade e a beleza do processo de parir, abordando diferentes cenários e opções familiares. Diversos caminhos são delicadamente retratados quando as palavras não são suficientes.
MATERNIDADE E O ENCONTRO COM A PRÓPRIA SOMBRA
Da psicoterapeuta Laura Gutman, este livro é direcionado especificamente às mulheres. O foco central reside no período após o parto, também conhecido como puerpério, explorando a gama de sentimentos, sensações e desafios que uma mãe vivencia após a chegada do filho.
PARTO ATIVO
Livro escrito pela Janet Balaskas que apresenta informações sobre o parto natural. A escritora aborda o que envolve o parto humanizado, explicando a biologia do procedimento e oferecendo sugestões de como as gestantes podem se preparar para o parto com a menor quantidade possível de intervenções médicas. Além disso, traz atividades que auxiliam as mulheres grávidas a fortalecer os músculos da região pélvica, essenciais para o processo de parto sem intervenção.
O PARTO É DA MULHER
Cristina Balsano compartilha sua experiência de mais de vinte anos auxiliando mulheres grávidas e suas famílias. O livro também apresenta belas ilustrações criadas pela artista Anne Pires e inclui contribuições de várias figuras importantes no movimento brasileiro de humanização do parto.
Aproveite essas dicas da parteira para desfrutar do seu momento de leitura!
O que ler no puerpério?
Já aproveito para trazer também dicas e sugestões de livros para ler durante o puerpério. Escolhi algumas obras escritas por mulheres mães para indicar:
60 DIAS DE NEBLINA
Escrito por Rafaela Carvalho, o livro é uma coleção de crônicas sobre as vivências do dia a dia da maternidade, incluindo momentos felizes e adversidades que fazem parte do puerpério. O livro conta a história de cada mãe, incluindo você, sua amiga, sua vizinha e até mesmo a mãe com quem você cruzou na fila do supermercado enquanto fazia compras para a semana. A obra explora a maternidade real, reconhecendo cada singularidade.
MÃE PERFEITA NÃO TÁ MAIS SE USANDO
Pra rir, chorar e abraçar o caos enquanto se cria um ser humaninho. É um verdadeiro presente ler esse livro cheio de humor. A autora Roberta Ferec, mãe de três crianças, apresenta em formato de crônicas, uma visão realista, acolhedora e bem-humorada da maternidade
MÃE RECÉM-NASCIDA
Quando um bebê nasce, uma mãe também nasce e, ser mãe é um processo de aprendizado. A autora Thaís Vilarinho oferece uma espécie de diário com espaço para escrita e uma conversa entre amigas. O objetivo do livro é ajudar você a encontrar o caminho de volta para a sua própria identidade. Ao mesmo tempo que fornece uma visão realista da maternidade, o livro também busca confortar, incentivar e apoiar a leitora.
POESIAS DE POS-PARTO
Um livro escrito pela Priscula Obaci, que surge a partir de uma experiência de observação e pesquisa de quatro anos de maternancia preta e periférica. Essa trajetória é expressa no livro em 40 poemas, quase se transformando em um enorme e acolhedor abraço para as mães. Um manifesto artístico que proporciona delicadeza e força ao puerpério.
GUIA PRÁTICO SOBRE AMAMENTAÇÃO
Livro escrito por Carlos Gonzalez, um renomado pediatra espanhol, forte defensor da amamentação em livre demanda e do conceito de criação com vínculo. O livro esclarece diversos equívocos relacionados à amamentação de forma clara e didática, inclusive para leigos. O autor se tornou uma referência valiosa para mães, pais, avós e todos interessados em compreender os desafios da primeira fase da vida.
Aproveite as dicas e boa leitura!
Tire suas principais dúvidas sobre o parto domiciliar planejado e viva essa experiência com segurança e autonomia.