A data provável do parto era dia 07/10/2021 pela dum, e eu achava que nem chegaria em outubro, que ela ia nascer no final de setembro, mas como sempre, erro tudo kkkk acho que pq a gente sempre ouve que o segundo bebê nasce mais rápido, eu criei essa expectativa.
No parto do Pedro, quando completei 40 semanas comecei a tentar métodos de indução naturais e nenhum realmente me fez entrar em TP, então prometi pra mim mesma que dessa vez não faria nada antes das 41s. No sábado, dia 16/10/21, com 41 semanas e 2 dias, decidi junto com a Babi descolar as membranas, na gestação do Pedro descolei 2x e não fez efeito nenhum kk mas dessa eu tava sentindo que ia dar certo. Foi uma tarde bem gostosa, ela me trouxe o chá da parteira, que fui tomando enquanto fazia escaldapés e ela foi fazendo uma massagem na barriga. Foi uma despedida da pancinha 😍
No domingo, 17/10/2021 as 2h da manhã acordei com umas contrações doloridas, levantei, fui ao banheiro e depois voltei a dormir. As 4h acordei de novo, e já não consegui voltar a dormir. Acordei o Doglas. Começamos a monitorar as contrações, os intervalos, estavam de 4 em 4 minutos. As 5h levantei e fui pro chuveiro, pra saber se eram só pródomos. Se fossem pródomos, as contrações iriam parar, se fosse TP iriam aumentar. Fiquei 40 minutos no chuveiro e elas ficaram mais intensas e doloridas, então o Doglas ligou pra Babi e ela falou que estava vindo pra cá, eu falei que não precisava, pq eu tava me sentindo muito bem, parecia que ainda não era a hora, mas ela falou que viria mesmo assim kkk e aí o Doglas ligou pra Jessica. Eu estava com a sensação que ainda não tava na hora pq eu tava muito bem, sai do chuveiro, comi um pedaço de melão e até gravei um reels dançando 😂😂 Nessa hora estava achando que era só um alarme falso.
A Babi foi a primeira a chegar, me avaliou e para a nossa surpresa estava com 7cm de dilatação, nessa hora pensei "nossa, vai nascer rápido! 😱 Mas pq eu não estou com tanta dor ? 🤔" A Jessica e a Fran chegaram logo depois. Enchemos a psicina, arrumamos todo o "cenário", liguei a playlist e comecei a curtir aquele momento. As contrações ainda estavam doloridas mas deram uma espaçada, e eu continuava sem acreditar que já tava na hora. O Pedro acordou 08h mamou e foi ficar com a vovó. Eu sempre falei que queria curtir o parto, pq no do Pedro, tive a impressão que tudo aconteceu muito rápido kkk mas na hora que eu estava enfim curtindo o momento ficava falando como que ela já ia nascer sendo que eu estava conversando, rindo, tranquila kkkkk o tempo foi passando e as contrações foram espaçando ainda mais. E aí eu pensei "como pode com 7cm ser um alarme falso? Pq eu não tô na partolandia ? Kkkk"
As 11h mais ou menos, as contrações pegaram ritmo de novo, eu estava na piscina e a impressão é que eu já queria empurrar na hora da contração, pedi pra Babi me avaliar novamente, pra saber se era aquilo mesmo que eu estava sentindo, mas foi só a impressão, tinha dilatado só mais 1cm. Depois disso, as contrações espaçaram de novo. Eu saí da piscina, comi um pão e depois cochilei um pouco. Quando acordei vi que o tempo tava passando e foi me batendo o desespero. Pq eu não tinha dor ? O que estava acontecendo? Pq o tp não estava evoluindo ? Pq eu tinha dilatação mas nada acontecia ? E aí me bateu o medo de em algum momento ter que ir pro hospital. Mas as 3 me acalmaram. Estava tudo bem comigo, estava tudo bem com a Gigi, a bolsa não tinha estourado então eu não tinha nenhum "prazo", ela podia nascer naquele dia, como podia demorar mais alguns dias. Eu me acalmei, mas estava triste, pq parecia que estava tudo lindo, que ia acontecer do jeito que eu sonhei mas ao mesmo tempo parecia que tudo ia por água abaixo.
O Pedro estava com minha mãe, pedi pra levar ele um pouco pra ficar comigo, ele chegou e adorou a ideia de uma piscina na sala 😂😂 veio no meu colo pra mamar e quando ele mamava as contrações ficavam mais intensas, até que ele dormiu e ai o Doglas levou ele pra ficar na minha sogra. Depois disso, chorei, ri, dormi de novo.
A Babi começou a me dar água pura pra tomar, falando que tinha homeopatia, duvido! Não tinha gosto de nada 😂😂 brincadeira! Era pra ajudar as contrações voltarem. E as 16h40 mais ou menos elas voltaram com tudo e aí sim eu percebi que realmente ia acontecer! Ela ia nascer sim! E já chegou na hora do arrego kk diferente do parto do Pedro, nenhuma posição me ajudava a diminuir a dor, eu tentei andar, ficar parada, deitar, agachar, absolutamente NADA estava bom.
Comecei a vocalizar, e eu acho engraçado essa parte, pq o grito sai mesmo sem você querer rs é no automático. Eu pedi ajuda, falei que não ia aguentar, duvidei de mim mesma, no fundo eu sabia que conseguia, mas por fora eu só pensava em pra que que eu tinha inventado isso de novo ? 😂 Mas dessa vez foi diferente, afinal, eu já tinha passado por isso, eu sabia como era, sabia que eu conseguia sim! Eu me sentia mais consciente, lembrava de tentar várias posições, lembrava de respirar direito e a parte boa de estar em casa é que você se sente a vontade pra fazer qualquer coisa.
Depois de um tempo o Doglas me perguntou se eu não queria tentar ficar no chuveiro, pra ver se aliviava, no início não queria, pq não queria me mexer kkk mas depois resolvi tentar, pegamos a bola de Pilates, colocamos no chuveiro, eu sentei, deixei a água ir caindo, nessa hora eu cochilei, foi a pausa que eu precisava pra me dar forças.
Quando eu acordei, estava no expulsivo, eu senti. No expulsivo a dor diminui e fica mais distante, eu conseguia respirar e reunir forças, aguardando o momento certo. Agachei no chuveiro, e comecei a sentir os puxos. As meninas entraram no banheiro, eu senti que ela tava vindo, coloquei a mão e senti a bolsa, foi INCRÍVEL essa experiência. Mas no banheiro estava apertado, ia ficar um pouco complicado kkkk resolvemos voltar pro quarto.
Eu não queria parir deitada, nem semi sentada de novo, então dessa vez resolvi tentar em quatro apoios. Colocamos a bola de Pilates em cima da cama pra eu me apoiar e o Doglas ficou segurando a minha mão, me encorajando a todo momento e me lembrando que eu era forte, que eu ia conseguir. Logo a bolsa estourou, depois de umas duas ou três contrações ele passou pro outro lado da cama e a Fran ficou de mãos dadas comigo. Estava chegando a hora. A cada força que eu fazia, sentia que ela estava descendo. Fiquei esperando pelo círculo de fogo, mas dessa vez não senti ele com tanta intensidade. Mais uma contração e eu já escutei o chorinho dela, que emoção! Não tem nem como descrever, só sei que nesse momento me deu um "gás" ela já estava ali, eu já tinha conseguido. Mais uma força e ela saiu, direto para o colo do papai.
Glória a Deus!
Nasceu nossa menina, na nossa casa! As 19h12 do dia 17/10/2021, com 3745g e 52cm. Virei, peguei ela e senti aquele quentinho, aquele cheirinho maravilhoso! Ficamos ali, curtindo nossa Golden hour. É um sentimento inexplicável.
A placenta nasceu e em pouco tempo o Pedro chegou e eu só queria congelar aquele momento pra sempre. O olhinho dele olhando a irmã pela primeira vez, meu coração foi enchendo ainda mais de amor, sério! É uma sensação que não consigo colocar em palavras.
Só consigo agradecer a Deus, por mais uma vez estar comigo e me dar forças. Agradecer por ter tido o privilégio de parir em casa. Eu sempre tive esse sonho, mas achei que demoraria um pouco mais rs
Agradecer também ao meu amor, pela parceria, por estar ao meu lado, por acreditar em mim quando eu deixo de acreditar e por topar tudo, afinal, se ele não tivesse topado e ficado ao meu lado em todos os momentos, nada disso seria possível. Agradecer as vovós e vovôs que ficaram cuidando do Pedroca durante o dia. Agradecer aos meus cunhados que fizeram o Ifood e trouxeram o meu japa pós parto kkk
Agradecer as minhas parteiras, que me fizeram ter confiança quando eu achei que não ia dar certo. Agradecer a minha fotógrafa, que além de fotógrafa foi minha doula!
Agradecer a todos que me deram apoio.
Enfim, eu só sei agradecer. 🥰
Tire suas principais dúvidas sobre o parto domiciliar planejado e viva essa experiência com segurança e autonomia.