Como o parto é um evento familiar, é muito comum as gestantes desejarem ter a presença de seus animais de estimação para dar carinho e fazer companhia durante o trabalho de parto e até no nascimento do bebê.
E a notícia boa é que isso não é nenhum problema quando o parto vai ser em casa!
É claro que alguns cuidados são necessários para gerenciar essa interação toda, já que no parto haverá sangue, líquido amniótico, placenta e esses itens são muito estimulantes para os animais.
Cabe à equipe ter bom senso e cuidar para que os materiais que entrarão em contato com a gestante e/ou bebê não estejam ao alcance dos pets.
E cabe aos tutores manter o animal limpinho, vacinado, vermifugado e saudável até o dia do nascimento do filhote humano.
Também é indispensável planejar um local na casa seguro e adequado para o pet, caso seja preciso conter o animal temporariamente por algum motivo.
CURIOSIDADES:
- Gatos são super interessados em piscinas infláveis, então acidentes com furos podem ocorrer, fiquem atentos.
- Papagaios costumam vocalizar junto com a mulher durante as contrações. (Por favor, ensine o nome do bebê para eles? Eu nunca te pedi nada.)
- Cuidado com o armazenamento da placenta, ok? Esses bichinhos normalmente gostam de comer carne fresca e a placenta é um ótimo atrativo.
Aproveite as consultas de pré-natal para planejar e solucionar qualquer dúvida sobre a presença dos bichinhos no parto.
Uma ótima dica, é ter pelo menos uma consulta domiciliar antes do parto para que seus pets e a parteira se conheçam e troquem cheiros e lambidas.
Boa hora!
Foto inicial principal: Bia Takata, parto domiciliar planejado da Juliana.
Primeira foto: Fe Sophia, parto domiciliar planejado da Tati Conte.
Segunda foto: Joice Veiga, parto domiciliar da Aline.
Quadro com quatro fotos: Camila Mendonça, parto domiciliar planejado da Cecília.
Última foto: Camila Mendonça, parto domiciliar da Marina.
Tire suas principais dúvidas sobre o parto domiciliar planejado e viva essa experiência com segurança e autonomia.